quarta-feira, 13 de maio de 2015

Vereadores pressionam Rápido Luxo Campinas e DTT

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Vereadores detalharam reclamações de passageiros
em reunião com representantes da Prefeitura e da RLC
 


Na semana passada, todos os vereadores participaram de reunião com o diretor e coordenador de Trânsito e Transporte (DTT), Leslie Tealdi e Willian, respectivamente, e com um representante da Rápido Luxo Campinas. Durante a reunião, o vereador Leandro Bizetto apontou alguns dados que devem obrigar a Rápido Luxo Campinas a devolver dinheiro para a Prefeitura. A conclusão é decorrente da disparidade entre os valores dos contratos assinados para a realização do transporte escolar.

Em 2012, conforme detalhou Bizetto, o contrato contemplava o transporte de 5.339 alunos para 200 dias letivos. No ano seguinte, primeiro de atuação do atual prefeito, a quantidade de alunos saltou para 5.438, ou seja, um acréscimo de 99 estudantes.

Em contrapartida, os valores tiveram um aumento expressivo. Em 2012, o contrato foi de R$ 1.768.800,00 pagos à Rápido Luxo Campinas. Em 2013, o contrato de transporte escolar saltou para o valor de R$ 4.240.000,00. Isso corresponde a um acréscimo de 239%.



A majoração foi justificada pelo tipo de ônibus utilizados. Conforme a explicação, em 2012, os veículos previstos seriam coletivos, já para 2013, a frota usada seria de ônibus executivos. O vereador Leandro Bizetto, no entanto, refutou a justificativa citando que ele mesmo constatou ônibus coletivos sendo usados em lugar dos executivos previstos em contrato. "Foi vendido um serviço e executado outro", avalia.

A diferença de valores dos contratos abre margem para interpretação acerca de possível compensação à Rápido Luxo Campinas pela redução da tarifa de transporte municipal. "Embora negado tanto pela concessionária quanto pelos gestores públicos, a disparidade dos valores não nos permite afirmar, mas podemos investigar", afirma Leandro.

Rede social
O representante da empresa assumiu o compromisso de verificar junto aos responsáveis sobre os recorrentes atrasos ou não cumprimento de horários das linhas urbanas e suburbanas. Uma queixa recorrente dos passageiros é que muitas vezes não consegue falar com os fiscais nem da empresa, nem da Prefeitura.

Com razão, também se queixam da demora de respostas via Ouvidoria. Para diminuir este tempo de resposta, a Diretoria de Trânsito e Transporte criou uma fanpage de modo que os passageiros possam postar suas reclamações. A página é monitorada por toda equipe responsável da Prefeitura, inclusive pelo diretor. Clique aqui para acessar a fanpage.
Outros tópicos
Durante a reunião, os convidados responderam a questionamentos sobre as multas aplicadas à RLC. Em 2013, foram aplicadas 2.371 que totalizaram R$ 1.414.700,00. Deste montante, apenas R$ 18.150,00 foram deferidos. 

Sobre a idade da frota e recorrente quebra de veículos o representante da empresa disse que o responsável pela manutenção foi substituído, pois apurou-se que a execução disso estava deficitária. Segundo a RLC, os veículos estão com idade média de 5 anos em operação.

Apontou-se, ainda, que a falta de manutenção das vias públicas por parte da prefeitura também contribuiu para a precarização da frota de ônibus. Por isso, a necessidade de manter o leito carroçável das vias em boas condições de tráfego. Além de beneficiar o transporte público, também diminuiu os danos causados aos veículos de pequeno porte.

Sobre a instalação dos abrigos de ônibus –cujo cronograma está atrasado em pelo menos dois anos–, o representante da RLC solicitou o prazo de 60 dias para poder reavaliar o cumprimento do que está previsto em contrato.

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